top of page
1e78b9eb970d4fa1cb89d633674cc87f.jpg

HAVAÍ DENTRO DA POLINÉSIA

Contexto geográfico e cultural

O termo Polinésia foi usado pela primeira vez em 1756 pelo escritor francês Charles de Brosses. A Polinésia é caracterizada por uma pequena extensão de terra espalhada por uma grande porção do Oceano Pacífico central e meridional. A Polinésia é geralmente definida como o conjunto de ilhas dentro do Triângulo Polinésio, embora algumas ilhas habitadas por polinésios estejam situadas fora do Triângulo Polinésio. Geograficamente, o Triângulo Polinésio é desenhado conectando os pontos do Havaí, Nova Zelândia e Ilha de Páscoa.

Em essência, Polinésia continua sendo um termo cultural que se refere a uma das três partes da Oceania (as outras são Melanésia e Micronésia).

HAWAII É POLINÉSIA E POLINÉSIA É HAWAII

Tem uma frase no Hawaii, usado pelos povos nativos locais e povos originários Polinésios de outras ilhas mas que moram lá “Hawaii é Polinésia e Polinésia é Hawaii”, dado a importância das Ilhas do Hawaii para os povos das ilhas vizinhas.

Acima de qualquer outra razão a primeira seria, os originários polinésios se consideram irmãos de ilhas, e por uma serie de fatores que iremos entender melhor a relação entre os povos e porque o Hawaii é tão importante no eixo polinésio.

A centralidade do Havaí no eixo polinésio

A IMPORTÂNCIA DAS ILHAS HAVAIANAS NA CULTURA POLINÉSIA

hawaii_m.jpg.image.694.390.low.jpg

Assentamento e desenvolvimento cultural

Os polinésios oriundos das Ilhas da Sociedade chegaram ao Havaí há aproximadamente 800 anos, estabelecendo-se e desenvolvendo uma cultura havaiana própria. Essa cultura se formou a partir da fusão de tradições ancestrais e inovações locais, transformando o Havaí em uma peça vital da identidade cultural polinésia.

Centro cultural e intercâmbio

As tradições havaianas como o HULA o preparo do POI e a culinária feita em fornos subterrâneos (IMU) têm raízes profundas na história do arquipélago e continuam a ser celebradas até hoje.

O Havaí também atuou como um importante ponto de parada durante as migrações polinésias através do Pacífico, facilitando a troca de saberes, bens e práticas culturais entre diferentes ilhas.

CONTATO COM O OCIDENTE E PRESERVAÇÃO CULTURAL

Com a chegada do Capitão James Cook em 1778, os havaianos rapidamente perceberam que o homem branco ocidental desconhecia a complexidade de sua sociedade, suas tradições, cultura e espiritualidade.

Assim, os nativos se organizaram para preservar a sabedoria ancestral de seu povo, além de proteger elementos essenciais das culturas das ilhas vizinhas, como Aotearoa e Tahiti já então impactadas pelo processo de colonização e em risco de perder grande parte de sua história.

O ESTADO DO HAVAÍ E A PERDA DA SOBERANIA

O Havaí era um reino independente com monarquia própria, mas foi derrubada em 17 de janeiro de 1.893 pelos americanos uma história triste, de como grandes potencias roubam, matam, tomam a força vidas, liberdade, desrespeitando a diplomacia, o direito do pertencimento da terra.

Este golpe foi seguido pela criação da republica do Havaí, que foi posteriormente anexada ao EUA em 1898, tornando-se o atual Estado do Havaí.

0638a4111d516581afffda1da0367953.jpg

O ARQUIPÉLAGO HAVAIANO

GEOGRAFIA FÍSICA DAS ILHAS 

O Havaí, que na verdade é um arquipélago composto 137 ilhas, ilhotas, bancadas de corais e atóis. Das 137, oito são as principais ilhas habitadas, que são: OAHU, MAUI, KAHO'OLAWE, KAUAI, MOLOKAI, LANAI E NI’IHAU, e a Ilha do Havaí, também conhecida como Big Island.

A ILHA DO HAVAÍ (BIG ISLAND)

Hawai'i é a maior e mais jovem ilha do grupo havaiano. Na verdade, ainda está crescendo devido à atividade do vulcão Kilauea, um dos vulcões mais ativos do planeta. Apelidada de “A Ilha Grande”, tem (na última pesquisa) 4.038 milhas quadradas de área e está crescendo.

Suas características proeminentes incluem os vulcões Mauna Loa e Mauna Kea (adormecidos) e Kīlauea, um dos vulcões mais ativos da terra e lar da deusa Pele. De acordo com algumas lendas, esta ilha foi descoberta pela primeira vez por Hawai'iloa, um navegador que deu à ilha seu nome.

ORIGEM DO NOME HAWAÍ

O nome Hawai’i também ocorre em muitas partes da Polinésia (Savai’i em Samoa, Havaiki na Nova Zelândia, entre outros lugares). Em outras áreas que não a rede havaiana, é frequentemente considerado o nome da pátria polinésia (Hawaiki), a morada dos deuses para onde as pessoas iriam na vida após a morte.

OS POVOS ORIGINÁRIOS DO HAVAÍ

Kanaka Maoli

Os Kanaka Maoli, o povo originário do Havaí, descendem dos antigos navegadores polinésios, reconhecidos mundialmente como alguns dos mais extraordinários exploradores da história da humanidade.

Estima-se que as primeiras canoas chegaram às ilhas havaianas entre os séculos IV e VIII d.C., dando início à formação de uma sociedade profundamente interligada à terra, ao mar e ao céu.

A organização social havaiana era estruturada em um sistema conhecido como kapu, um conjunto de leis sagradas que regulava todos os aspectos da vida da agricultura à espiritualidade preservando o equilíbrio entre os seres humanos, a natureza e o mundo espiritual.

A RELAÇÃO ENTRE TERRA, POVO
E ESPIRITUALIDADE

Os Kanaka Maoli veem a si mesmos como parte inseparável da terra (ʻāina) e de seus ancestrais, mantendo uma visão de mundo que compreende a interconexão de todas as formas de vida.

Para eles, cuidar da terra é cuidar de si mesmo, pois a existência humana é considerada apenas um pequeno elo dentro de um vasto e sagrado ciclo natural.

bottom of page