Mitologia Havaiana

Quando começamos a estudar a dança Havaiana surge a necessidade de se entender a cultura de um ponto de vista mais amplo.

O primeiro passo é entendermos as divindades Havaianas que estão presentes na dança tradicional,a dança sagrada que era praticada em templos (HEIAU) para devoção aos Deuses em principal a deusa “LAKA” (deusa da dança) e a Deusa “PELE” (a deusa dos vulcões e do fogo).

É imensa a extensão da mitologia Havaiana, ela abrange a existência de aproximadamente três mil deuses ligados a aspectos da natureza.

A mitologia Havaiana está cheia de histórias fantásticas sobre Deuses e Deusas, conta-se que alguns viviam em vales profundos, outros no alto do céu, muitos deles teriam sidos seres humanos há muito tempo antes de se tornarem Deuses.

A partir deste ponto Deuses Havaianos são diferentes para o conceito de DEUS que existem em culturas ocidentais modernas, atribui-se a sua condição de deuses, vem da sua dedicação a “OHANA” (circulo que abrange família amigos e a sociedade em que viveu), no tempo de sua existência humana somando assim maiores valores morais para a sociedade havaiana.

Depois da morte do corpo resultou tornar-se um certo tipo de deus. Neste sentido deuses no antigo Havaí não eram apenas seres abstratos para serem adorados, eles foram extremamente fundamentados na realidade humana que através de suas ações reais foram estendidos para um nível superior de espiritualidade se tornando deuses.

Como a extensão mitológica ao primeiro contato é quase infindável iremos conhecer somente algumas de suas principais divindades Começaremos por PELE, deusa do fogo e do vulcão onde começa a maior parte das histórias da mitologia havaiana.

Deusa Pele

Existem diversas histórias sobre a Deusa “PELE”, cada ilha tem lendas diferentes mas todas acabam no mesmo contexto, sendo que Pele é a Deusa do fogo e dos vulcões.

Sua personalidade tem dupla analogia o fogo que destrói mas também que reconstrói e renasce, como arquétipo de transformação permanente.

Um dos mitos mais conhecidos, sobre o panteão havaiano conta que o primeiro Kumu de hula (mestre,professor) foi Hopoe, era o kumu e amigo de Hi’iakaikapoliopele (significa criada na axila ou no seio de Pele), deusa do amor, das florestas e plantas,que também é conhecida como a patrona da Hula que por sua vez era a deusa, irma mais nova e amada por Pele.

Deusa Pele

Conheça outros Deuses Havaianos

Há uma infinidade de divindades Havaianas, normalmente personificadas em elementos da natureza e em personalizadas humanizadas. Conheça um pouco mais sobre as divindades Havaianas:

Laka: – Deusa matriarca do Hula, viajou para todas as ilhas para compartilhar o dom de Hula, ela ensinou Lohi’au, o belo chefe de Kaua’i e Hõpoe que foi kumu de Hi’iaka.

Ku’ohi-o-laka: – Versão masculino para o Deus da flloresta.

Kapo-ula-kina’u: – Deusa da feitiçaria, outra divindade do hula de acordo com a lenda Maui, Kapo é a irmã mais velha de Laka, que lhe ensinou o hula.

Hi’iaka-i-ka-poli-o-Pelé: – A irmã mais nova ea preferida de Pele. Também é conhecida amplamente como uma das deusas do hula.

La’a-maikahiki: – A esta divindade é creditado a elaboração do Pahu (tambor considerado sagrado) e o outro instrumento musical o Ka eke’eke, dele vem muitas linhas de altos chefes, também é considerado um dos patronos do hula.

Pele-ai-honua: – Outro nome da conhecida Deusa do fogo Pele.

Ai la’au: – Deus comedor de Floresta.

Kamoho-ali’i: – Deus tubarão Irmão de Pele.

Namaka-o-kaha’i: – Deusa do mar. Irmã e inimiga de Pele.

Poli’ahu: – Deusa da neve. Arqui-rival de Pele. sua casa é a montanha é Mauna Kea.

Laie-i-kawai: – Deusa do arco-íris.

Kamapua’a: – Semi deus, um dos muitos rivais de Pele, toma a forma de um porco ou de chuva.

Hōpoe: – Amigo de Hi’iaka. Ensinou-lhe o hula. Foi destruído por Pele.

Lohi’au: – Chefe de Kaua’i, mestre do tambor pahu, amante de Pele e Hi’iaka.c

E você, gostou da mitologia Havaiana? Deixe nos comentários o que você achou!

Centro Cultural de Estudos e danças Polinésias Hula Aloha Brasil

MAHALO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *