Indumentárias Havaianas

Nada sobre a Hula é casual, tudo tem um certo significado. Isso inclui a seleção de trajes e adornos para uma performance, os dançarinos não se arrumam apenas para ficarem bonitos, há toda uma significancia nas cores padrões e estilos de vestuário para transmitir informações para os “Haumanas” (estudantes e observadores).

A Hula é uma dança presbítera, em virtude disso há apresentações em que os dançarinos honram o Deus Kane, cujo Kino Lau (forma do corpo da divindade) como é um deus de água doce veste as cores de diferentes tonalidades de azuis usando adornos como conchas e tudo que possa remeter a água.

Alguns exemplos de cores relacionados as energias dos Deuses:

Hina: – Branco, água (conhecimento).

Pele: – Tons do laranja ao vermelho, fogo (energia, renascimento).

Hi’iaka: – Amarelo, vento (cura).

Laka:– Verde, plantas (amor, compaixão).

Kapo: –Azul, animais, alimentação (habilidade).

Bailarinos de ambos os sexos podem usar Pa’u (saias). Pode-se usar na confecção do Pa’u materiais de folhas de Ti, Lauhala (Pandamus – folhas secas da árvore hala) e Ilihau” casca processada da árvore Hau (Hibiscus tiliaceus).

Hoje em dia a maioria das pessoas fazem o Pa’u de tecido com pinturas e serigrafia em cores e estilos padrões ou até mesmo de celofone.

No antigo Havaí os bailarinos usavam apenas o Malo(tanga). Muitas vezes homens e mulheres não usavam nada acima de suas cinturas, mas após o descobrimento das ilhas e com a catequização dos nativos, houve uma proibição por parte dos missionários para este tipo de exposição.

Tanto homens com mulheres se enfeitam com “Lei” e “Kupe”. Lei são colares feitos de flores ou folhagens e adornam o pescoço e cabeça.

Os Kupes são para enfeitar os pulsos e tornozelos, chamando a atenção de quem aprecia o Hula para os movimentos delicados do pés e mãos.

Além de sua função ornamental desempenha outro papel importante na dança, pois este leis e kupe são feitos de plantas ou outros materiais como: (conchas, penas, fibras etc..) que representam as divindades homenageadas na dança, alguns kupes emitem sons que melhoram o desempenho do dançarino.

O vestido MuuMuu também faz parte da tradicional indumentária Havaiana, lembra da Lilo no filme Lilo & Stich? Ela usava um MuuMuu vermelho com flores brancas!

Interessante, não é? Conte pra gente o que achou sobre as Indumentárias Havaianas!

Centro Cultural de Estudos e danças Polinésias Hula Aloha Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *