Conheça os Instrumentos Havaianos!

instrumentoshavaianos

Instrumentos Havaianos

Os instrumentos musicais de percussão Havaiana são confeccionados com elementos da natureza – com ressalva os instrumentos inseridos na musica após a colonização, como a guitarra, o ukelele e a bateria (estes instrumentos são usados no Hula ‘Auana).

Os instrumentos rústicos, que são utilizados para a dança tradicional, antes do contato com ocidente até os dias de hoje, acompanham o “Hula Kahiko”, vamos conhecer alguns destes instrumentos:

Ili-Ili: Dois pares de seixos lisos de lava, moldada pela a água do mar, duas em cada mão. O seu som acontece quando as duas pedras se tocam, reproduzindo batidas secas, lembra um castanhola hispânica ou os snujs árabes.

Uli’Uli: Chocalhos que lembram a maraca, feitos com a base da cabaça. Dentro contém sementes e sua extremidade é adornada com penas coloridas, é usado pelo dançarino, um em cada mão, evoluindo junto com a dança.

Puniu: Tambor de joelho feito a base da casca do coco e coberto com pele de peixe. O som se dá por batidas com uma pequena corda, empregado no “Noho Hula” (hula sentado).

Pahu: Tambor considerado sagrado, sua base é feita com o tronco do coqueiro oco (Niu’ cocos nucifera) ou ‘Ulu (Artocarpus altilis, fruta-pão), e na extremidade superior coberto com pele de tubarão.

Ukelelê: Instrumento de cordas introduzido pelos portugueses no início da colonização do Havaí, semelhante ao nosso cavaquinho, inserido no Hula-‘Auana (hula moderna). Possui 4 cordas ajustadas de acordo com os ritmos aplicados.

Ipu-Heke: Instrumento que também é feito com duas cabaças, na extremidade inferior uma cabaça maior e na superior uma mediana com uma abertura, no meio de sua extensão também tem um cordão para a fixação de umas das mãos, no chão uma pequena esteira feita com pano ou palha, seu som acontece com batidas do instrumento no chão em cima desta esteira, e com a mão que está tocando, que produz o som batendo com as pontas dos dedos e a palma da mão na lateral do instrumento.

PU: Concha gigante, com um furo no meio o que proporciona um som como a de uma trombeta, antigamente os nativos usavam para se comunicar entre um vilarejo e outro, já que seu som alcança a extensão de dois quilômetros de distância, e também era usado para iniciar os cerimoniais religiosas, hoje em dia é usado para anunciar o inicio dos festivais de dança.

Ipu: Instrumento elaborado a partir de uma cabaça mediana ou pequena, sua extremidade é cortada e no meio de sua extensão há um cordão para ser colocado no pulso, em uma das mãos e a outra toca o instrumento, dois toques com diferentes sonância: isto ocorre devido o uso das pontas dos dedos e a palma da mão. Pode ser também tocado quando se está dançando.

Esperamos que tenha gostado e aprendido mais sobre os instrumentos Havaianos

Mahalo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *