CABECALHO_PAGINAS_2017_HALAU

KUMU2

KUMU1

A tradução desta palavra havaiana ao pé da letra seria “Casa Longa de Madeira”, mas o eu sentido vai além, onde se ensina a tradição e a cultura deste povo, perpetuando valores, para a compreensão e conhecimento da sabedoria de nossos KUPUNAS (antepassados), transmitindo costumes, ética e valores morais ás futuras gerações, de modo que possam prosperar e perpetuar a cultura de geração em geração.

Funções do Halau

1- Culto ao aprendizado na arte da procriação e fertilidade, estudos dos instrumentos musicais e para a perpetuação da raça e da cultura.

2- Organização para a prática de várias artes de cura. O estudo de todas as artes de Lore cosméticos, princípios de higiene pessoal e embelezamento físico.

3- Estudar sobre as artes da música, poesia interpretação e dança.

A palavra kumu, significa literalmente “fonte de sabedoria e conhecimento”, nos dias de hoje muito se denominam “Kumu”, mas para alcançarmos este titulo tão especial teremos uma longa jornada até nosso apogeu, o kumu para obter este titulo, é necessário conhecer amplamente sobre a mitologia havaiana e sua histórias, conhecimento geral no contexto da dança, tocar os instrumentos musicais com habilidade e domínio, compõe os meles dentro de seu conhecimento sobre a história dos Deuses, ensinado sobre elaboração dos trajes típicos de cada hula, também é um líder religioso, orientando os dançarinos na disciplina religiosa e sobre a ética e a moral. O kumu também organiza performances e cerimônias, tendo como ajudantes dentro do halau “KUMU KOKUA” assumi o cargo do kumu na sua ausência, quando nenhuma destas hierarquias se encontram quem assume o halau é o ‘ALAKA”(lider) dos Olapas, existem outros cargos. A posição de Kumu pode ser tomado por quem é qualificado por meio de estudos e treinamento , tempos atrás para atingir esta qualificação de Kumu tinha que estudar por 13 anos até a conclusão da Uniki.

KUMU KEONI CHANG

O Kumu Keomi Chang, nasceu no Havai de onde também é a sua alinhagem de ancestrais, da ilha grande “Havaí” e da ilha de Lanai, mudou-se para a California com sua familia aos cinco anos de idade onde reside até hoje na cidade de China Hills, administrando e ministrando aulas de hula em seu Halau Nā Pua Lehua I Ka Ua Noe, desde sua fundação em 2003. Iniciou seu aprendizado aos 17 anos com sua própria familia, dançando por 20 anos, aos 37 anos conheceu o Kumu “John Ka imikaua no Ka Piko”, um dos mestres das artes antigas do hula que viveu na ilha de Molokai, onde teria nascido o Hula, neste momento o Senhor Keoni começou a enxergar a Hula não somente com uma manifestação artistica e cultural mas também como uma filosofia de vida entendendo melhor sua essencia sagrada, passou infindavéis horas com seu primeiro Kumu Jhon Ka, aprofundando seu conhecimento nas origens do hula, lendas, mitologias e estilos de Hulas proviniente da ilha de Molokai. Até o falecimento de seu mentor o seu primeiro Kumu jhon ka. A sua Uniki(cerimonia de formatura) aconteceu em 2000 na grande ilha Havaí, o Kumu Keoni é respeitado não só pela a comunidade havaiana mas também no mundo inteiro, deseja expandir e ensinar a cultura havaiana e o hula para quem realmente a procura. Ganhador de diversos prêmios importantes no festivais mundias de hula, sendo alguns em primeiro lugar em concursos respeitado e conhecidos pelos os euroditos da dança como o cobiçado primeiro lugar no “Prêmio do perpétuo George Na’Ope” na cidade de Modesto entre outras competições como “Mai mai Kahiki”, “Ia oe e Ka la Festival” , “George Na’ope Festival” ,”Kane hula Festival”,”Merrie Monark”, Senhor Keoni ganhou mais de 50 prêmios nos primeiros quatro anos como Kumu de Hula e continua a enriquecer seu mana (conhecimento) com outros kumus de hula, principalmente sob a orientação do Kumu Nahoku e também o Kumu Rae Fonseca que vive em Hilo outra ilha do Havaí, o Kumu Rae que foi aluno do grande Mestre do hula de nosso tempo o Kumu George Na’Ope, Keoni tem muito orgulho de sua forte alinhagem de aprendizado sobre a hula.

KUMU4_maior

KUMU_KEONI1

Até o falecimento de seu mentor o seu primeiro Kumu jhon ka. A sua Uniki(cerimonia de formatura) aconteceu em 2000 na grande ilha Havaí, o Kumu Keoni é respeitado não só pela a comunidade havaiana mas também no mundo inteiro, deseja expandir e ensinar a cultura havaiana e o hula para quem realmente a procura. Ganhador de diversos prêmios importantes no festivais mundias de hula, sendo alguns em primeiro lugar em concursos respeitado e conhecidos pelos os euroditos da dança como o cobiçado primeiro lugar no “Prêmio do perpétuo George Na’Ope” na cidade de Modesto entre outras competições como “Mai mai Kahiki”, “Ia oe e Ka la Festival” , “George Na’ope Festival” ,”Kane hula Festival”,”Merrie Monark”, Senhor Keoni ganhou mais de 50 prêmios nos primeiros quatro anos como Kumu de Hula e continua a enriquecer seu mana (conhecimento) com outros kumus de hula, principalmente sob a orientação do Kumu Nahoku e também o Kumu Rae Fonseca que vive em Hilo outra ilha do Havaí, o Kumu Rae que foi aluno do grande Mestre do hula de nosso tempo o Kumu George Na’Ope, Keoni tem muito orgulho de sua forte alinhagem de aprendizado sobre a hula.

"HULA ALOHA SPOTIFY"

CONEXÃO "HULA"

BAMBOO_BOX_CONECTESE_2017_B1

CONTATO PARA SHOWS

#BOX_HOME_CONTATO_SHOWS