CABECALHO_PAGINAS_2017_TIPOS_HULA

Podemos dividir a dança havaiana em dois grupos o “HULA AUANA” (hula moderno) e o “HULA AI'KAHIKO” (hula antigo e tradicional).

tipos2

HULA AI’KAHIKO: Este grupo se restringe ao tradicional, o cultural desde o primórdio da civilização, seriam os prebíteros da dança, com uma exímia evolução coreográfica e também espiritual, os dançarinos já dominam os movimentos e entoam os Meles acompanhando a dança com os instrumentos tradicionais sagrados como o Ipu’Heke (cabaça grande) ou o Pahu (Tambor).

tipos1

HULA AUANA: Hula moderna que modificou o hula tradicional após contato com o ocidente no descobrimento da ilha. Uma alteração da dança que no século 20 ficava mais comercial permitindo a inclusão de instrumentos ocidentais como a guitarra e o Ukelelê. Ficou conhecido no mundo nos anos 70 pelos filmes de Elvis Presley (que amava o Havai) permitindo que Hollywood mostrasse de forma alegre e lúdica, o cotidiano do povo havaiano.

SEGUIMENTOS DO HULA

De acordo com o conhecimento de meu kumu o “Senhor Keoni Chang”, existem aproximadamente 50 diferentes tipos de hula, que são divididos em duas categorias básicas: formais e informais. A instrução do hula formal exige-se a construçao de um altar dedicado as divindades havaianas Kapo ou Laka, após o descobrimento das ilhas, muitos Halais prestam reverência a divindade cristã, este tipo hula segue rigidos padrões culturais, os informais são destinados a festas e pelo prazer social e diversão sem um protocolo criterioso. Cada ilha tem algum estilo destinto de hula que é conhecido especificamente pelo nativos das ilhas em questão, á princípio abordaremos somente os mais conhecidos:

Hula Pahu – Hula acompanhado com o tambor sagrado, dedicados a grandes chefes hierárquicos e aos antepassados, hula pahu são os do tipos formais um dos mais importantes na instrução do hula, classe restrita reservado somente ao quadro de elite de estudantes.
Hula ‘Uli’Uli – Hula realizada com chocalho feito com uma cabaça pequena e adornada com penas, pode ser dançado sentado ou em pé, li’li era a palavra que imita o som das conchas sacudidas dentro da cabaça.
Hula ‘ili’ili – Hula que utiliza seixos de pedras lisas de lava, semelhantes á badalos e castanholas, usa-se entre os dedos polegas e indicador em ambas as mãos também se executa de agachado ou sentado.
Hula Pu’ili – Hula que utiliza duas pequenas baquetas de bambu, no meio destas baquetas são feitos finos cortes o que proporciona a imitação do barulho do vento entre os coqueiros, dançada em pé ou sentada.

segmentos3

Hula ‘Ala’apapa – Dramático antigo hula, dança-se em pé acompanhado pelo Ipu’Heke, o intérprete ocasionalmente canta com o Ho’opa’a.
Hula Alo lua – Este estilo de hula só é feito em algumas ilhas, proveniente da ilha de Kaua’i, este hula é desempenhado quando o Olapa dança um mele em uma direção(geralmente da primeira á direita) em seguida, repete todos os movimentos para o lado esquerdo, desafiando o talento do “Olapa” que é versátil em ambas as direções.
Ku’olo Hula – Hula acompanhado com o Ipu’ (cabaça) com ou sem o heke, onde o dançarino usa a parte inferior do Ipu, ou Ipu’heke.
Hula Puniu – Hula sentado, onde os dançarinos utilizam um pequeno tambor também feito a base de uma cabaça, ateado a coxa, articulam as mãos narrando as histórias e batendo no tambor com um Ká (batedor), junto com a melódica da música.

"HULA ALOHA SPOTIFY"

CONEXÃO "HULA"

BAMBOO_BOX_CONECTESE_2017_B1

CONTATO PARA SHOWS

#BOX_HOME_CONTATO_SHOWS