CABECALHO_PAGINAS_2017_A_HULA

ula

Nós aqui do Brasil temos pouco contato e conhecimento sobre a dança havaiana somente estilizações da dança para apresentações de entretenimento em algumas festas do Havaí conhecidas também como “Luau”. Originalmente a dança havaiana era chamada de “HA’A”, o nome foi alterado para “HULA” no século 19. A princípio, a hula, como é conhecida, seria uma dança típica de um conjunto de 8 ilhas no Havaí, como em toda cultura antiga e quase extinta, existem controvérsias entre os estudiosos em relação a sua real origem, a maioria das pesquisas e estudos apontam para a imigração vinda dos Polinésios, não se esquecendo também das outras possibilidades de origem como a antiga civilização “Mu”. Existem diferentes seguimentos de danças que vem de outras ilhas da Polinésia, como Tahiti, Samoa,Tonga e Aotearoa (Nova Zelândia), no entanto o hula é exclusivo das ilhas havaianas.

Um contato mais profundo com esta maravilhosa arte sagrada, conheceremos a verdadeira essência do hula, que seria uma reflexão sobre a vida, uma filosofia antiga e sagrada para o povo havaiano. A Dança pode ser praticada tanto por homens quanto por mulheres dependendo do seguimento a ser dançado e há certas restrições em níveis coreográficos, como por exemplo danças folclóricas e de adoração restritas somente aos homens e outras somente as mulheres, a única exigência; é que para se tornar uma dançarina ou dançarino de hula é necessário que a pessoa seja cheio de pureza e tenha intenções ao bem tanto no corpo quanto na alma, a dança na forma mais antiga “HULA AI KAHIKO” os havaianos acreditavam que quando executada com perfeição, atinge certos graus de espiritualidade que nos conecta com forças superiores evoluídas que transmitirão energias positivas auxiliando o individuo para uma vida melhor e mais feliz.

Antes da cultura havaiana ter contato com o ocidente por meados de 1800 mesmo um pequeno erro quase despercebido ao dançar a hula tradicional podia invalidar uma performance, podendo ser prenúncio de má sorte ou ter consequências terríveis dançarinos que estavam aprendendo a fazer tais hulas se cometessem muitos erros ficariam ritualmente isolados sob a proteção da deusa LAKA. Começavam seus estudos no “HALAU” (escola de hula). Iniciando-se aos 3 anos de idade, nestas escolas os jovens dançarinos eram treinados por anos de reclusão, aprendendo todos os cânticos antigos, danças e orações(Olis) do “KUMU”(professor). E quando os dançarinos de hula estavam prontos para criar sua própria família “OHANA” e também para intimidade sexual, era o marco para o fim de sua servidão aos deuses, desta forma quando um dançarino ou dançarina de Hula, encerravam esta etapa de reclusão e aprendizagem do hula era concluído, com uma cerimonia de formatura chamada “UNIKI”.

TIPOS DE HULA

#TIPOS_DE_HULA

IDUMENTÁRIAS

#IDUMENTARIAS

INSTRUMENTOS

#INSTRUMENTOS

"HULA ALOHA SPOTIFY"

CONEXÃO "HULA"

BAMBOO_BOX_CONECTESE_2017_B1

CONTATO PARA SHOWS

#BOX_HOME_CONTATO_SHOWS