História Sobre a Colonização do Havaí

A migração das tribos antigas para as Ilhas do Havaí ocorreu a cerca de 30.000 anos atrás, também não há prova que a velha cultura “Lápita”(cultura ancestral da Polinésia). Foram migrando para a Melanésia que seria o oeste da Polinésia form para Samoa, Tonga e as Ilhas Marquesas por volta de 1.500 A/C, as raízes da cultura “Lapita” advinda do centro leste da Indonésia sudoeste da Ásia e da China antiga a partir de 6.000 A/C que seriam as novas migrações de séculos passados.

As pesquisas arqueológicas mostra que a ultima colonização das Ilhas do Havaí ocorreu a cerca de 1.500 anos atrás, devemos lembrar que em ilhas vulcânicas qualquer investigação arqueológica não é totalmente confiável para as pesquisas de culturas antigas, devido a intensa atividades vulcânicas, que queimam os vestígios das e cobre os artefatos e ruínas com lava. Os habitantes do passado,período arqueologicamente comprovado, cerca de 1.500 anos atrás a partir do sul da Polinésia, este povo tinham extraordinárias habilidades de navegação, não tinam mapas usavam o céu, ondas, cheiro, cores das águas, nuvens observavam os pássaros, animais marinhos e vários outros elementos da natureza para guia-los. Esta sabedoria e seu profundo conhecimento com rico detalhes, foram transmitidos de uma geração a outra de forma oral ou da forma mais tradicional por “Meles”.

COLONIZACAO_ESTRELAS

Nos tempos antigos os viajantes Polinésios chegaram as ilhas havaianas, seguindo as estrelas “Sirius e Arcturus” conhecidas como “Okule” ou estrela da alegria, isto na pré-história. Algumas centenas de anos atrás, os Polinésios pararam de viajar para as ilhas havaianas por razões desconhecidas o mundo moderno até então não sabia sobre existência das ilhas, 1.778 quando o Capitão James Cook encontrou as ilhas no Oceano Pacífico, nas lendas havaianas existem histórias sobre o verdadeiro povo das ilhas, antes da chegada dos Polinésios. “Menehune” estes eram o verdadeiro povo das ilhas, eram pessoas de estatura pequena, de personalidade dóceis, amigáveis e calmos com a chegada dos Polinésios que tinham a personalidade agressiva mudou o sistema do povo pacífico que habitavam as ilhas para sempre.

Entre 1.100- 1.300 o chefe do Tahiti chegou ao Havaí, permaneceu lá por alguns anos e fez numeras perguntas ao povo local e depois deixou as ilhas para mais tarde retornar com milhares de guerreiros e mais uma vez outra etnia interferiu violentamente mudando o sistema social pacífica do povo havaiano. Introduzindo o sacrifício humano ou o sistema “Kapu” na cultura do Havaí, consequentemente a antiga cultura havaiana foi transformada numa cultura com novos aspectos da cultura que realmente foi um dia.

A cultura havaiana ficou isolada e desconhecida por séculos, para os Polinésios o Havaí caiu no esquecimento e não viajaram mais para as ilhas, provavelmente devido a distância foi a principal razão, além dos Polinésios, Tahitianos nenhum outro povo no mundo sabia de sua existência por este fato a cultura permaneceu intacta, preservada e sem influência dos povos ocidentais.

Deixe seu comentário